terça-feira, 31 de julho de 2012

O LIVRO

Uma idéia um LIVRO

Já faz quase dez anos que esta ideia vem amadurecendo e tomando corpo em minha cabeça: Um LIVRO, denso, grande, abrangente, de alta qualidade... Abordando a bela história do surf brasileiro. Cheguei a inscrever o projeto no programa “Petrobras Cultural”, no início da década passada. Até procurei algumas gráficas e editoras, mas por ser um projeto dispendioso, ainda não decolou.

AGORA, respaldado por todas as facilidades da internet e da tecnologia moderna, decidi lançar a empreitada em três (3) frentes iniciais: este BLOG; um SITE DO LIVRO, que será divulgado em breve; e através do FACEBOOK.

O objetivo central desta empreitada inicial é exibir o escopo do trabalho e buscar a participação e colaboração de toda a comunidade do surf brasileiro.

FASE 1: Projeto de Pesquisa buscando patrocinadores para coletar todas as informações e fotos. PERÍODO ESTIMADO: agosto 2012 a outubro 2014

FASE 2: Encontrar um (ou mais), patrocinadores para concretizar a impressão de 5.000 EXEMPLARES em capa dura, alta qualidade, valendo-se das leis de incentivo.

FASE 3: Diversos lançamentos em território nacional, vislumbrando ainda a possibilidade de realização de um filme \ documentário desta rica história.

A GARIMPAGEM ESTÁ DECLARADA: ABERTA

Entrarei em contato com todos os fotógrafos de surf que já conheço e trabalharam ao meu lado em mais de 25 anos de envolvimento com a imprensa do esporte. Mas espero, através deste método, aqui implementado, encontrar diversas surpresas com relação a material inédito em publicações.

O SITE DO LIVRO (que será lançado em breve) TRARÁ MAIORES DETALHES: www.hsurfbr.com.br


                                        Um mosaico com algumas das revistas da minha coleção.
                                                                  Fundamentais para o projeto de pesquisa
.

Neste blog, além do acompanhamento natural ao andamento do projeto de pesquisa para a concretização do livro, estarei postando diversas histórias ligadas ao surf, música e reflexões sobre a vida de um amante da natureza que sempre viveu numa cidade grande a 100 quilômetros do mar. Viagens e aventuras. Personagens e competições de surf. Sessões mágicas e performances empolgantes. O velho e o novo. Um olhar para o passado e visões do futuro.

Afinal de contas, na minha modesta opinião, a prática do surf, que fez um clic na minha mente, depois de assistir no cinema Alegria de Verão - Endless Summer, ainda nos anos 60, aos 12 anos de idade...    SURF!!!    Não há atividade mais alucinante a ser praticada neste planeta.

Muitas histórias dessa vivência serão postadas aqui.


UM MOMENTO MÁGICO

Não poderia deixar de celebrar em minha primeira intervenção como blogeiro a fantástica vitória de Adriano de Souza “Mineirinho”, no Billabong Pro de Jeffreys Bay. Por aqui vocês já podem ter uma pitada do estilo de escrita que encontrarão neste blog.

A façanha ocorreu na sexta-feira, 13 de Julho e embora as ondas não tenham sido tão espetaculares como as dos três dias anteriores (10, 11 e 12), quando Super Tubes quebrou do jeito mais clássico que se possa imaginar. O mar ainda estava muito bom logo cedo, deteriorando rapidamente para uma final dramática. Por ser um evento de 6 estrelas do QS a maioria dos medalhões do WT passou o evento. Mas ao lado de Mineiro, que era o cabeça de chave número um, estavam figuras do tipo Jordy Smith, duas vezes vencedor desta competição e John John Florence, o havaiano de 19 anos, campeão da etapa brasileira do WT 2012. Ambos estarão na linha de frente da ASP durante toda esta década, ao lado de Mineirinho, Medina e do australiano Julian Wilson, o californiano Andino, entre outros...

Acompanhei a final “ao vivo”, apesar de toda facilidade que a internet proporciona com as “baterias on demand”, para assistir na hora mais adequada para você (veja anexo), ou apenas as ondas que interessam, clicando nelas...

Não há nada que a emoção de ver um evento esportivo se desenrolando na frente de seus olhos, naquela exata hora. O surf criou um sistema disso (os webcasts), que foi vanguarda total entre todo e qualquer esporte. Fruto da mente brilhante de uma turma de Niterói, comandada por Mano Ziul. Mas voltando ao assunto, como você prefere ver um jogo de Copa? Ao vivo, ou o replay. NÃO TEM COMPARAÇÃO! Você não vai roer as unhas, ou se descabelar, assistindo a um replay já sabendo do desfecho. Mas estes replays nos deixam analisar a situação de uma forma fria e desapegada do calor da situação. Isso é uma ferramenta excepcional.

Aos 25, Adriano destruiu em todo o campeonato, está numa fase ótima. Surf amadurecido. Óbvio que não dá para se acomodar. O nível não vai parar de subir... Tem uma molecada irada e ele já está virando “medalhão” top 10. Mas na final do Billabong Pro Jeffreys Bay, contra o excelente backsider francês Joan Duru, dois anos mais novo que Adriano e que chegou a participar de algumas etapas da elite em 2010, fiquei indignado!!! Com o julgamento desta final. Sorte que a justiça divina e a raça de Mineiro falaram mais alto.

Vamos aos fatos: em meu modo de ver toda polêmica está nas duas primeiras ondas. A diferença de nota dos 7,67 de Souza, contra os 9,27 de Joan, foi absurda. Vejam e revejam. Não sei se a pressão da maior torcida e gritaria da “euroforce” chegou a influenciar os juízes. Eles poderiam ter jogado um 8 baixo para Duru, no máximo. Nunca uma diferença de um ponto e meio. Não sou juiz, mas analiso e escrevo sobre baterias e resultados há mais de 25 anos. Achei a onda de Mineirinho superior. Após sua segunda onda poderia ter aberto uma boa margem, mas Joan virou com um “quatrinho”. Adriano, ao perceber que estava em desvantagem, deu tudo de si em uma onda surfada até os “tijolos” de J-Bay. Uma quilha dançou. Mineiro correu pela areia até o pico e faltando dois minutos para o fim do campeonato arrancou um 8,33. A nota saiu após o final da bateria. Justiça. Raça!

                                          http://billabongpro.com/jbay12/heat-analyzer-gb

Assistam aqui não só a bateria final (tirem suas conclusões), mas também outras baterias disponíveis no Heat Analyzer. Ou pelo menos os vídeos com os highlights de cada dia. Ondas fantásticas. No final de tudo o que vai ficar registrado para os anais da história do surf é uma primeira vitória de um brasileiro no Billabong Pro de Jeffreys Bay. Se foi WCT... WQS...? Não importa, foi Brasil e o troféu está na coleção de Adriano Mineirinho.

                                                                                           Por Reinaldo “Dragão” Andraus

2 comentários:

  1. Muito idolo "Dragão", gostei muito da ideia Parabens.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Então Dragão, estava sem net e sem grana. Acho q te falei no Primme q to afastado e sendo indeferido pelo o inss. Estou terminando projetos p escolinha e um circuito q incluirei as categorias inexistentes hj nos circuitos oficiais. A partir de agora vou acompanhar mais contantemente seu blogue Dragão q ta show. Aloha e sucesso.

    ResponderExcluir