sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ELO PERDIDO EM SANTOS

Pesquisas aprofundadas e revelações

O capítulo 1 do livro trata dos primeiros registros fotográficos do surf no Brasil, que ocorreram a partir do ano de 1938 na cidade de Santos, no litoral paulista.

SANTOS – CARLINHOS DESPACHANTE, OU KARIOCA (COM “K” MESMO)
IMAGEM DO FINAL DOS ANOS 1940 OBTIDA POR CISCO ARAÑA

Para este projeto do livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO já entrevistei o legend de Santos, Cisco Araña, em duas ocasiões. Na primeira, quando me contou sobre sua carreira e os resultados expressivos nos anos 1970, nos Festivais de Ubatuba e depois nos eventos que ocorreram no ressurgimento do longboard no Brasil, a partir do final dos anos 1980.
Na primeira entrevista, em 2013, Cisco comentou comigo que tinha conhecimento deste surfista, com o apelido de Karioca, que surfava em Santos desde os anos 1940. Voltei para conversar com Cisco em fevereiro de 2016 e ele me apresentou estas fotos de Carlinhos, o despachante aduaneiro de Santos, conhecido como Karioca.

SENTADO, AO CENTRO DA FOTO, COM AMIGOS

Infelizmente Carlinhos faleceu no ano passado, mas um amigo de Cisco teve a oportunidade de gravar uma entrevista com ele e em breve teremos mais informações para este blog e principalmente para completar o primeiro capítulo do livro.

Cisco também comentou sobre um tio do surfista Sant’Anna, do Clube dos Pioneiros de Santos (conheça um pouco mais sobre Sant'Anna, hoje com 65 anos, lendo a prévia do capítulo 7 do livro - LINK abaixo). No mesmo dia fui até a casa de José Luiz Sant’Anna para buscar estas evidências. O tio chamado Rubens Sant’Anna fez esta prancha por volta de 1952, ou 1953, junto com um amigo que trabalhava na Petrobras. Pegaram o modelo de uma revista de bricolagem americana.

RUBENS SANT’ANNA FEZ ESTA PRANCHA TODA OCA, COM CAVERNAME, NO INÍCIO DOS ANOS 1950.
FOTOS ACERVO DA FAMÍLIA SANT’ANNA


SANT’ANNA, CABRAL, JOSÉ ALFREDO E JOÃO EM 1964
COM TÁBUAS DE MADEIRITE DA OBRA DO HOTEL BRICKMAN

Ainda trarei muito mais informações desta pesquisa no livro e aqui neste blog. Cisco – Francisco Alfredo Alegre Araña tem pesquisado bastante sobre estas raízes do surf em Santos e novas informações podem surgir. No mesmo dia ainda estive conversando com Diniz Iozzi, o Pardhal. Aguardem postagens específicas com estas entrevistas.

Desde os anos 1930, poderemos chegar a um fio da meada que ligue com as informações que serão apresentadas no capítulo 7 do livro:

Para finalizar deixo uma imagem de dois dos maiores estilistas, shapers e grandes surfistas pioneiros, atuantes na história do surf brasileiro.

CISCO ARAÑA E CARLOS MUDINHO
FOTOS TIRADAS DO BLOG DE CISCO
 MUDINHO EM UM DE SEUS CUTBACKS INVERTIDOS “ÚNICOS”
CISCO SURFANDO NO QUEBRA-MAR DE SANTOS
FOTO: SILVIA WINIK

Uma última foto que Cisco me apresentou (eu já havia visto ela na internet) é do surfista Chicão Brasileiro. Pelo cenário ao fundo Cisco acha que é a Ilha de Urubuqueçaba e a ponta da Ilha de Santo Amaro. Dessa forma teria sido tirada perto da divisa de Santos com São Vicente. Também é necessário tentar precisar o ano em que esta foto foi registrada.

FRANCISCO BRASILEIRO
ESTA FOTO É DO ACERVO DE PATRÍCIA YOUNG, NORA DE FRANCISCO

As peças deste quebra-cabeça estão sendo montadas. Estou aberto para todas as informações que possam enriquecer o conteúdo da obra.

O livro será lançado em 5 VOLUMES e o primeiro deles ainda este ano. Terei todo o preciosismo para buscar as informações.

CONHEÇAM DETALHES DO PROJETO NO SITE:


2 comentários:

  1. Olá! Chicão Brasileiro é meu sogro, sertanista, poeta, avô de meus filhos Fernando e Pedro Young Brasleiro. Esta foto é de 1939 - São Vicente - S. P.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog! Revival dos bons...

    ResponderExcluir