Mais
passagens históricas do surf brasileiro
Para
concretizar o livro A GRANDE HISTÓRIA DO
SURF BRASILEIRO um dos mais importantes pedestais em que estou apoiando
este projeto é a coleção de entrevistas que venho compilando nos últimos quatro
anos. Nossos pioneiros têm histórias interessantíssimas.
NA CASA DE RUSSELL COFFIN (AO
CENTRO), EM SAQUAREMA, COM OTÁVIO PACHECO
FOTO: JACQUES NERY
Estas
entrevistas (já tenho ao redor de uma centena em meu computador), trazem
detalhes que nunca caberiam dentro dos 5 VOLUMES de minha obra impressa, pois
terei de adotar uma abordagem mais sucinta colocando as informações mais
importantes e apenas pequenos trechos, entre aspas. Já aqui em meu BLOG – “Histórias do Surf”, posso dar
asas aos pensamentos e falas completas, histórias detalhadas destes surfistas
pioneiros que viveram e protagonizaram a sedimentação do esporte em nosso país.
Trago aqui
neste post 4 grandes personalidades que fizeram parte desta história, para os
que curtem uma leitura mais aprofundada de passagens pitorescas da evolução do
surf. Voltemos às raízes.
Garanto que
é um belo entretenimento. Divirtam-se...
IRMÃOS
PAIOLI
O que vão
ler a seguir é um esboço, o início do texto, que foi preparado a pedido do
editor Adrian Kojin, na época em que ele dirigia a redação do TSJ (The Surfer’s
Journal) Brasil. Essa matéria ficou inacabada, pois a revista encerrou as
atividades no Brasil antes dela ser publicada. Eu estava montando em estilo
perfil, mas a base é uma entrevista que fiz com os dois célebres irmãos, na
casa de meus pais no Jardim Paulista, em janeiro de 2013.
Sugestões de
Título: FROM SCRATCH
(seria o título ideal se fosse a
edição do TSJ em inglês)
POR TENTATIVA E ERRO
ou
PARTINDO DO “QUASE” NADA
Os irmãos José Carlos Paioli e
Francisco Paulo Paioli são verdadeiras instituições do surf paulista, mais do que
lendas vivas, são personagens folclóricos, carismáticos e surfistas inveterados
adentrando os 60 anos de vida na ativa. Conhecer a história deles é cavar em
busca de uma das raízes mais profundas do surf paulista.
ZÉ E CHICO PAIOLI, IMAGEM RECORTADA
DO PORTAL UOL
José Carlos Paioli (1949)
Francisco Paulo Paioli (1951)
Todos
sabemos dos atos pioneiros de surf em Santos nos Anos 1930, com Osmar, Thomas,
Juá e suas pranchas estilo Tom Blake. Mas o surf em São Paulo começou a andar
“de vez” apenas no início dos anos 60. Aqui temos diversas histórias, em praias
diferentes, com artefatos distintos, pranchas construídas de forma diferenciada. Mas quando perguntamos a todos os
pioneiros, sempre, os irmãos Paioli aparecem como referência.
Eles
começaram a surfar quando moravam na praia do Itararé, em São Vicente e nunca
deixaram de lado sua paixão da infância. Participaram do primeiro campeonato em
São Paulo, em 1967 e até hoje não perdem os encontros para veteranos, ou as
etapas do SP Contest.
POSTER DE EVENTO REALIZADO EM
HOMENAGEM A CHICO PAIOLI NA RIVIERA DE SÃO LORENÇO, EM DEZEMBRO DE 2015. ESTA
FOTO FOI TIRADA NA PRAIA DE PITANGUEIRAS, NO GUARUJÁ, EM 1967
Zé Paioli é
um industrial, trabalha com um sistema de detecção de trincas em equipamentos
fabris e tem casa na Barra do Una, São Sebastião, no litoral norte de São
Paulo, seu pico local é o canto direito da praia de Juquehy, onde muitos o
consideram o “xerife” da área.
Chico por
sua vez, sempre com uma atitude mais “flamboyant”, faz barulho em todos os
lugares que chega, cumprimentando a todos e causando alvoroços. Além de ter se
transformado em um atleta vencedor, campeão paulista e brasileiro de longboard
máster, no final dos anos 80 e início dos anos 90 é considerado um dos
técnicos de surf mais categorizados do ramo.
Eles mudaram
de São Vicente para Moema, na capital paulista, em 1967. A Escola Paioli de
Natação sempre foi um marco do bairro na esquina das ruas Pavão com Canário. O
pai deles, Carlos Paioli, falecido em 2005, aos 85 anos, já era um atleta por
opção, nadou no Rio Tietê quando ainda era limpo, os filhos se transformaram em
exímios nadadores. Foi o pai deles que organizou, ao lado de Geraldo Faggiano,
o primeiro campeonato de surf da Ilha Porchat em 1968, que contou com as
presenças dos cariocas Carlos Mudinho e Rico de Souza.
Vamos conhecer como eles se envolveram
com o surf, foi a partir de 1964.
ZÉ PAIOLI SURFANDO NO GUARUJÁ EM 1974
FOTO: JUNJIRO NAKAMARA
PRIMÓRDIOS DO SURF NO ESTADO DE SÃO
PAULO
ZÉ: “Comecei a me interessar pelo surf pois eu era nadador, foi vendo uma
reportagem da revista O Cruzeiro, do pessoal do Rio de Janeiro, que já havia
começado. Na reportagem falava da história do surf, do Hawaii, aquelas coisas
todas. Mostrando como o esporte estava se desenvolvendo no Brasil e no Rio já
tinha um pessoal praticando.
Eu ia para a praia em São Vicente, mas não
havia visto ninguém surfando. Depois disso vi dois irmãos, que eram da família
Montenegro. Eles estavam com uma prancha de madeirite, na praia do Itararé. Eu
nunca havia visto uma prancha ao vivo. Então fui lá e perguntei como eles
haviam feito a prancha. Eles me disseram para pegar uma tábua de madeirite de
construção, cortar no meio e levar numa marcenaria, fazer o outline, fazer um
rasgo para colar uma quilha com o formato da barbatana de um tubarão e colar
com Araldite. Eles nos explicaram como fazer. Eram nossos vizinhos ali no
Itararé, em São Vicente.
Isso foi em 1964, eu tinha 15 anos e era colega
do irmão mais velho do Cocó, o Geraldo Faggiano Junior, fomos à noite numa obra
que tinha na Av. Presidente Wilson, na esquina da rua da nossa casa (tinha uma
pilha de madeirites lá) e pegamos duas tábuas. Uma para cada um. Levamos para
casa e no dia seguinte fomos em uma marcenaria lá perto, na Marechal Deodoro,
perto de onde hoje é a oficina do Delton Menezes – Classic Longboards.
Primeiro cortamos. Foi tudo de olho, fui orientando
na hora. Nem lembro de ter reparado na prancha dos Montenegro se elas tinham
envergadura, só o detalhe da quilha. Demos uma arredondada na borda, lixei e
pintei a prancha. Naquela época era um compensado de madeirite bem melhor que
os de hoje, ele não desfolhava, era mais grosso, a qualidade era muito
superior. Em casa eu abri um rasgo, coloquei uma quilha, sem envergar. Pintei
ela de preto. Depois de um tempo descobrimos como envergar a prancha,
esquentando o madeirite.
O PRIMEIRO SURF
“Quando ela ficou pronta peguei meu irmão
Chico, Paulinho nosso primo e pedi para meu pai me levar na praia, era um dia
chuvoso, pavoroso, horrível. Foi todo mundo em um Fusca, nem lembro como
chegamos na praia. Peguei a prancha... Só queria saber de experimentar ela. Eu
não sabia de parafina, de vela, não sabia de nada. Fui lá para dentro do mar e
remava, mas não conseguia entrar nas ondas.
Eu era um bom nadador, fui para a água e
fiquei nadando com a prancha até um certo ponto. Fiquei uma a duas horas na
água e consegui ficar em pé em uma onda. Nossa, quando eu consegui... Caramba!
Maravilhoso. Foi a primeira experiência minha. Eu tinha 15 anos. O Chico tinha
13, ele nem surfou nesse dia. Não tinha mais ninguém na praia. Ninguém. Eu não
via ninguém surfar no Canal 1, Canal 2. Mesmo aqueles irmãos Montenegro, eu
nunca mais os vi. Depois o Chico começou a ir comigo”.
CHICO: “Eu acompanhava ele, pegava a prancha dele e surfava. A gente ia para
o fundo e entrava na onda estourada. Aquela onda do Itararé tem muitas seções.
A gente entrava na espuma e de repente abria uma parede, do nada, dava para
cortar a onda. Foi fácil de aprender”.
ZÉ: “Tem uma história que quando nós roubamos a segunda madeirite, a notícia
começou a espalhar na praia. E o pessoal começou a correr atrás e a pilha que
tinha naquela obra começou a baixar. Aí o que acontece? Tinha uma turma indo lá
de noite e os operários da obra pegaram os caras e levaram para a delegacia.
Foram presos. Só que eram moleques. O problema é que quando começou todo mundo
a querer saber, nós demos a letra de que era naquela obra que tinha os madeirites.
Começou a baixar a pilha até que pegaram os caras. Isso já era em 1965, ainda surfávamos
com pranchas de madeirite. Aos poucos foram aparecendo mais surfistas”.
CHICO: “Na verdade foi uma coisa muito rápida, que fica difícil você
estabelecer: quem, como, quando”.
VAMOS CONSTRUIR PRANCHAS DE FIBRA
ZÉ: “A primeira prancha de fibra que a gente fez, foi depois que apareceu o
Jô Hirano e o Manoel dos Santos, quando a gente estava surfando no Itararé com
pranchas de madeirite, eles apareceram com duas pranchas ocas (de fibra). Uma
cada um. Era oca e a envergadura dela parecia que era para baixo. Eles ficavam
bem mais no fundo que a gente, pois as pranchas boiavam. Nós vimos aquilo e
ficamos loucos”.
NOTA: As pranchas não eram ocas eram
de isopor. O desenvolvimento do surf em São Paulo ocorreu em diversos focos e
com iniciativas diferenciadas.
Em 1965 eles estavam com pranchas de
madeirite. Nessa época apareceram as pranchas ocas “caixa de fósforo”, também
de madeira. Em 1966 ouviram falar do Homero Naldinho (tenho entrevista ainda
inédita com ele). Zé, depois de uns três meses que estava surfando viu uma
prancha São Conrado, mas já estavam começando a produzir pranchas de isopor e
fibra com o pai de Cocó (Eduardo Faggiano). Ainda estou procurando algumas
peças deste quebra-cabeças para encaixar aqui. O fato é que Zé e Chico Paioli
foram instrumentais no desenvolvimento do surf brasileiro.
Vejam mais algumas informações nestas postagens mais antigas.
MAS VOLTEM PARA LER O RESTO, POIS
AGORA VAMOS AO RIO
QUADRO QUE ESTAVA NO QUEBRA-MAR DE SANTOS
NA TURMA, JÔ HIRANO É O PRIMEIRO À ESQUERDA E
ZÉ PAIOLI O ÚLTIMO À DIREITA
Zé e Chico Paioli me passaram diversas
informações, recortes de jornal e resultados dos primeiros campeonatos de surf
realizados em São Paulo nos anos 1960. Ainda farei uma postagem abrangente
sobre estes eventos, com fontes cruzadas e belas fotos que existem disponíveis.
Sem contar a brilhante partição de Chico Paioli como técnico de diversos
surfistas vencedores na Era da Abrasp, a partir dos anos 80 e 90.
Nossa história permanece em 1964.
Nossa história permanece em 1964.
ARDUÍNO
COLASSANTI
Arduíno
Colassanti nos deixou em 2014, acabei não tendo a oportunidade de entrevista-lo
pessoalmente, mas Rafael Mellin, do Grupo Sal, me cedeu (na íntegra) o áudio da entrevista
feita para a série de programas 70 E TAL que foram exibidas no Canal OFF. Quem
conduziu esta entrevista foi Julio Adler, em fevereiro de 2013.
ARDUÍNO COLASSANTI
Livorno 15 de fevereiro de 1936
Niterói 22 de fevereiro de 2014
Arduíno, nascido na Itália, radicado
no Brasil ainda adolescente, era uma das estrelas daquele Arpoador dos anos
1960, sua história é fantástica, ganhou notoriedade como galã de cinema,
participando de mais de 20 longas metragens, diversas pornochanchadas de sucesso.
Da turma da pesca submarina, ganhou dinheiro como mergulhador profissional,
muito tarimbado, trabalhando para a Petrobras e até como consultor
internacional para mergulho no Brasil. Em anos mais recentes sua participação
na história do surf brasileiro toma peso. Vamos ver o que ele tem a falar sobre
isso. Destaco inicialmente a mais impactante frase da série 70 E TAL.
“Eu sou vagabundo, gosto de ficar na praia, ver o pôr de sol (nas pedras do Arpoador), bater palmas. Eu sou vagabundo e tenho até um certo orgulho de ter dado a volta na sociedade”.
ARDUÍNO COLASSANTI, NO ARPOADOR, EM MEIO A
DOIS AMIGOS
IRENCYR BELTRÃO E ARDUÍNO DE SUNGA, MADEIRITES NO ARPOADOR
FOTOS: ACERVO PESSOAL
ARDUÍNO: “Meu interesse pelo mar vem desde criança, mesmo na Itália, nas férias,
íamos sempre para uma cidadezinha de pescadores à beira-mar passar as férias,
uma aldeia chamada Porto San Giorgio, no Adriático. Eu sempre adorei o mar.
Aprendi a nadar sozinho. Sempre gostei de mergulhar também, de reter meu
fôlego. Era uma exibição que meu pai fazia de ficar um minuto sem respirar. Eu
via ele enfiar o rosto na água e ficar um minuto, aquilo me entusiasmou muito e
eu sempre gostei de mergulhar. Mas o início do mergulho mesmo foi quando eu
coloquei uma máscara e isso aconteceu no Arpoador. Eu me maravilhei com a vida
marinha, os peixes, as esponjas, estrelas, enfim... Tudo que pinta embaixo
d’água e que é muita coisa.
Na época que eu comecei só existia um modelo
de máscara na Casa da Borracha e como meu rosto era muito pequeno eu tinha que
colocar duas rolhas debaixo das tiras, para poder apertar a saia da máscara
contra o meu rosto. Como eu disse, foi um alumbramento e eu comecei a mergulhar
regularmente. Para ir para a praia eu saia do Jardim Botânico, do Parque Lage,
de bonde, naquela época ainda tinha bonde, era uma delícia. Levava uma tábua de
jacaré, a máscara e as nadadeiras. Se tivesse dando onda eu ia surfar, se
estivesse calmo eu ia mergulhar atrás das pedras do Arpoador com a máscara.
A turma era o Irencyr Beltrão, o eterno Jorge
Grande, que era mais velho que a gente e quando chegamos a praia ele já era
mitológico e a gente chamava ele de Matusalém, só porque era um pouco mais
velho do que a gente. Tantos outros, Gil Laport. Jorge Paulo Lemann, ia à praia
e quando chegaram as primeiras madeirites ele era o que pegava melhor. Lembro
bem do amigo Jorge Paulo e dos cantores irmãos lourinhos (Valle), os outros não
permaneceram nem na memória, nem na praia.
Era uma turma eclética e os estrangeiros
frequentavam muito o Arpoador, não sei se pelas pedras, ou as ondas. Era uma
variedade de pessoas que embelezava a praia, dava valor e frequentavam muito,
tinha a turma dos franceses, dos alemães. Esses estrangeiros que criaram um
clima mais liberal nos anos 50 e início dos anos 60. Os gringos namoravam com
mais ardor, livremente.
A turma dos músicos, Ronaldo Bôscoli também
ia, Menesca, pesquei muito junto com Roberto Menescal. Íamos até a casa de um
outro amigo músico em Iguaba Grande para pescar em Cabo Frio, Arraial do Cabo.
Só que esses músicos, chegava a noite, eles “biritavam” e nós, querendo pescar,
eu, Menesca, Gilberto Laport, ficávamos roendo as unhas e eles roncando de
manhã por causa da birita.
O primeiro surfista que eu vi de pé em cima de
uma prancha foi o Paulo Preguiça (Tati), que era câmera da TV Tupi e quando
estava de ressaca e as ondas vinham lá de trás no Arpoador ele aparecia com uma
prancha que as pessoas usavam para pegar ajoelhados, que se chamava porta de
igreja, porque era uma coisa quase quadrada, só era um pouco arredondada na
proa, na frente. Ele pegava o início da onda no pontão e quando dava aquela
enchida, que a onda dá ali, ele ficava em pé na prancha, descia um trechinho e
caia. Foi o primeiro que a gente viu surfar em pé.”
EMBLEMÁTICA FOTO DE ARDUÍNO COLASSANTI COM UMA
PRANCHA PORTA DE IGREJA NO ARPOADOR
FOTO: ACERVO IRENCYR BELTRÃO
ARDUÍNO: “Aí, eu resolvi fazer uma prancha tipo havaiana, só que o material que
a gente tinha aqui, que era o isopor, era corroído pela resina de poliéster. Eu
fiz várias tentativas de isolar o isopor da resina, mas sempre ficava um
furinho e com isso destruí umas três pranchas, que eu tinha feito com muito
trabalho, esculpindo no isopor. Aí eu fui na Shell e eles me indicaram a resina
epóxi e de fato eu consegui fazer a primeira prancha coberta com fibra de vidro
e resina epóxi. Fiz de orelhada.
Bem, eu estava nas minhas primeiras
experiências com esta prancha, quando pintou no Rio – Peter Troy. Um
australiano que tinha ido surfar no Peru, desceu pelo Amazonas e veio parar
aqui no Rio e foi parar no Arpoador, porque era a praia dos surfistas. Ele estranhou
muito as pranchas de madeirite, que era o que a gente usava para surfar naquele
tempo. O problema é que ele estava doente, nessa passagem pelo Amazonas ele
pegou algumas doenças tropicais, provavelmente todas, pois era um gringo, da
Austrália. E ele se curou na casa do Irencyr, o Barriguinha que também era
surfista, ele foi tratado lá porque o pai dele era médico.
Quando Peter Troy ficou bom, veio para a
praia. Eu emprestei logo a minha prancha e ele deixou a gente de boca aberta. Ele
ANDAVA na prancha. Estávamos acostumados com as madeirites e ainda usávamos as
nadadeiras e assim você não se mexia muito em cima da prancha. Aí entrou um
sudoeste e resolvemos ir até o Recreio, para ele mostrar mais e de fato ele
pegou uma onda, deu um bottom turn, aquela virada no fundo da onda, no cavado,
rapidíssimo e muito radical, muito pra dentro da onda. Na segunda tentativa ele
foi dar o mesmo bottom turn, para correr até o bico da prancha, mas a virada
foi tão brusca que ele arrancou o fundo da prancha. A quilha estava presa num
isopor mais fino, porque o isopor era caro. Ele arrancou tudo.”
Julio Adler pergunta da prancha que
ele fazia no próprio Arpoador e com o vento grudava um monte de coisas na
resina que ainda não havia secado.
ARDUÍNO: “Isso é uma visão do Barriga, que é um perfeccionista, quando ele fez a
dele, deu brilho com uma escova de dente. Imagina, dar brilho com uma escovinha
numa prancha de três metros. Ele realmente é meticuloso. E eu nem tinha espaço
onde fazer a prancha que não fosse a praia. É que eu não tinha outro lugar.
Depois achei uma garagem de uma ex-namorada minha. Mas até então eu não tinha
onde fazer as pranchas, então fazia na praia. Era até divertido, tinha as
meninas que passavam por ali.
Quando eu ia até a praia desde o Parque Lage,
eu levava material para todas as atividades. Até que comecei a namorar uma
menina que morava na R. Joaquim Nabuco, aí ficava mais fácil do que trazer tudo
de bonde. Eu tinha que estar preparado para tudo. Os que moravam ali perto, em
Ipanema, olhavam pela janela e se o mar estivesse de ressaca iam surfar, se
estivesse manso já sabiam que era dia de mergulho.
Em meados dos anos 1960 começou a ficar mais
crowd, me lembro que um dia chegando na praia com um colega, olhei assim e
contei 16 pranchas no Arpoador, virei para o meu amigo e falei: ‘Olha, nosso
esporte acabou’. Agora vamos ter que brigar para pegar ondas e de fato foi o
que rolou. Dezesseis pranchas hoje é um dia vazio. RISOS. Acho que só no
inverno, com água gelada e chovendo.
A primeira geração dos surfistas foi se
afastando porque para surfar, você precisa surfar bem. E para surfar bem
precisa surfar todo dia e as obrigações da vida acabaram afastando os mais
diligentes. Só os vagabundos que nem eu que continuaram.
Mergulho para mim virou um trabalho, eu
trabalhei na Petrobras sou consultor para o Brasil. É uma profissão. É preciso
ser muito treinado para trabalhar nisso. É preciso ter capacidade. Trabalhei
como mergulhador, fiz pesca de mergulho, mergulho para fotografar, mergulho
contemplativo, para admirar.
Quando mudei para Niterói, fiquei no mergulho
porque não tinha lugares de ondas propícias aqui por perto. Decidi não ter
carro, para nunca ser pego na ponte em congestionamentos de 3 horas... Vou de
barco.”
Julio pergunta o que acha das revistas
de surf estarem procurando ele hoje (2013), como pioneiro do esporte?
ARDUÍNO: “Foi legal a gente ser reconhecido, ter um lugar ao sol. No início, por
uma certa má compreensão da sociedade, da maioria, com relação aos surfistas,
eu lembro que no paredão do Arpoador escreveram “FORA COM A CORJA DO SURF”,
picharam em letras de dois metros. Obviamente não era uma citação simpática.
Mas depois foi se criando um certo romantismo na história toda e passamos a ser
bem aceitos. E aí apareceram os especialistas, que só queriam saber de ondas.
Se não tivesse ondas no Arpoador, iam buscar em outro lugar. Coisa que no meu
tempo não se fazia. Houve ao longo dos anos essa variação no esporte e na
própria aceitação do esporte.
A prancha do Russell Coffin ficou sendo a
única durante um tempo, foi a prancha em que o Peter Troy deu a
demonstração de como se surfava. Hang Ten e essas coisas. Foi um choque
cultural, realmente, porque não só ele mostrou a possibilidade de manobras com
a prancha, como desenhou até um gabarito, para a gente fazer as nossas. E eu
havia descoberto a técnica do isopor com resina epóxi, então ele deixou um
gabarito para fazermos as pranchas. A minha por exemplo tinha 3 metros e meio,
era um absurdo de grande. Era tão flutuante que eu me lembro do Persegue (Jorge
Bally), que ficou em pé para olhar golfinhos de cima dela – era como uma stand
up.”
Você nunca pensou em pegar onda de SUP?
“Não posso mais pegar sol – câncer de pele.”
Vamos passar o bastão para outro importante protagonista nesta história.
RUSSELL COFFIN
RUSSELL EM SAQUAREMA
FOTO RENATA COFFIN
Esta
entrevista foi realizada em agosto de 2015, em Saquarema. Russell Coffin nasceu
em 17/1/1949 em Niterói – RJ.
RUSSELL: “Meus pais são Americanos. Quando aconteceu
a II Guerra Mundial ele não podia servir porque teve um acidente e ele tinha
problema de vista, então ele não se qualificava para o campo de batalha e a CIA,
que naquela época nem tinha esse nome, era OSS (Agência de Serviços
Estratégicos) – que era o serviço de inteligência americano até 1949, contratou
meu pai, Wid Coffin, ele fez um curso de português lá em Nova Iorque. Na
verdade, era um espião de gaiato, mandaram ele para o Brasil e o “cover”
(disfarce) era o trabalho com a Coca-Cola.
Na real, meu pai estava filhado ao embaixador
americano e o objetivo era saber os movimentos da Alemanha por aqui. Mais tarde
ele contava estas coisas rindo, pois foi tudo feito de forma amadora. Ele foi
preso no Rio de Janeiro, tirando fotos de instalações militares, isso nos anos 40.
Daí o embaixador americano, ou o cônsul, teve de ir lá tirar ele, mas foi por
isso que ele começou com a Coca-Cola aqui.
No Rio estudei na Escola Americana,
mas essa história do meu início no surf foi assim, eu tinha passado uma
temporada nos Estados Unidos e fiquei estudando lá por um ano, estava no último
ano do 2º Grau. Quando eu voltei para o Brasil meus pais estavam procurando uma
casa para morar no Rio, isso foi por volta de julho de 1964, eu tinha 15 anos
quando cheguei dos EUA. As aulas começaram por volta de setembro.
Quando eu voltei da Califórnia eu nem sabia
que o Arpoador existia. Eu não conhecia aquela parte, a praia de Ipanema,
morávamos em uma casa alugada em Copacabana e meus contatos eram mais com
americanos naquela época, os colegas. O que eu fazia? Saía andando pela Avenida
Princesa Isabel e chegava na praia colocava a prancha na espuma e saia remando.
Eu não cheguei a surfar na Califórnia pois o colégio que eu estudava era no
interior. O que aconteceu é que eu vi o pessoal surfando na televisão e fiquei
com vontade de pegar ondas. Pensei, eu moro em Copacabana, lá tem onda e antes
de ir para os EUA eu já pegava ondas de peito, antes da época do isopor. Eu
usava aquelas tabuinhas Oceania, de madeira com o bico envergado. Eu sabia que
tinha ondas no Rio de Janeiro, mas eu não tinha a mínima ideia de que já
existia uma turma pegando de madeirite. Em Copacabana eu fui aprendendo
sozinho, fui só pegando ondas na espuma e ficava em pé. Isso foi por algumas
semanas e logo em seguida as aulas começaram.
Você sabe que quando alguma coisa é
para acontecer existem aquelas fatalidades. Um dos meus professores, o de
Educação Física, o nome dele era Maíza e ele soube da prancha porque escutou eu
falando, eu devo ter chegado lá tagarelando para todo mundo que eu tinha uma
prancha de surf, que havia comprado na Califórnia...
O Maíza deve ter escutado essa
conversa toda e num belo dia eu saio das aulas lá na Escola Americana, que era
lá no Leblon e quando eu saio estavam me esperando o Maíza e o Arduíno. O Arduíno
era uma figuraça, quando o Maíza comentou com ele, falou: ‘Pô, vamos cercar
esse cara’. Eu nunca vou esquecer a cena do Arduíno de sunga, aquelas bem
pequenas que ele usava, na porta da Escola Americana. Ele já tinha aquela pinta
de galã e era uns 10 anos mais velho do que eu, se eu tinha uns 14, 15 ele
deveria estar com 25 pra mais. Ele estava junto com o Maíza e foi se
apresentando, eu não tinha a mínima ideia de quem era ele, mas veio com o papo
da prancha e queria ver a prancha, porque tinha um australiano que estava aqui
no Brasil... Eu achei legal. Vamos lá.
Eu era um pivetinho, ele deve ter me
pegado pelo cabelo, vamos buscar a prancha. E partimos no jipe do Arduíno. Para
mim, a partir dali, tudo passou a ser uma aventura. Era aquele jipe da Willys
que deitava o vidro da frente. Fomos até a minha casa, pegamos a prancha,
colocamos em cima e chegamos no Arpoador. Eu lembro ‘pedaços’ do que aconteceu.
Ninguém ia imaginar que isso iria ficar uma coisa tão importante. Eu não tinha
noção do que estava me esperando lá, estava acostumado a ir para Copacabana com
a prancha e ficar no meio dos turistas. Eles olhavam e imaginavam, ‘O que é
isso?’; eu também não explicava nada em português.
O fato é que chegamos no Arpoador e
tinha uma galera de umas 20 pessoas já esperando. Já tinham ouvido falar. Assim
que o Arduíno estaciona vem aquele monte de gente, querendo colocar a mão na
prancha e não sei o que, provavelmente eu estava super acuado. A primeira coisa
que me marcou é que aquela galera de surfistas mais velhos, que eram os
principais daquela época, o Arduíno, o Irencyr, o Armando Serra, Badué, talvez
o Walcyr, irmão do Marcelo Rabello, que era a turma da caça submarina, que
passou para o surf, esses caras estavam todos na faixa dos 20 anos e eu com 15
anos era um pivetinho. Para você então, quem está com 22 para 24 anos, todos
são ‘deus’. Mas foi uma recepção maravilhosa, lógico, eu era o dono da prancha.
Eu tentava entender o que estava acontecendo e me aparece esse deus loiro na
minha frente que era o Peter Troy - “Hi mate!”, com aquele sotaque típico, conversei
em inglês com ele um pouquinho no início. No começo estranhei, todos os
australianos falam um inglês estranho, mas ele me entendeu. No fim ele ficou
até contente de ter alguém para falar inglês.
As ondas estavam com bom tamanho,
pois lembro que estavam quebrando no pontão, mas para mim, com 15 anos e nunca
havia visto ninguém pegar ondas antes, as ondas pareciam enormes. Talvez não
era tudo isso, mas dá para dizer que tinha algumas ondas de 2 metros
tranquilamente. Uma frase que lembro claramente é de ter pedido para ele dar um
hang ten: “Peter, please do a hang ten for me to see”. Eu tinha algumas
revistas de surf e as manobras eram o hang ten e o hang five. Uau man! Como faz
isso? Eu não tinha a mínima ideia.
Ele pegou a prancha, foi lá fora e
ele entrava naquelas ondas, mas estava um dia meio fechando, não era um dia
clássico, o mar também estava meio mexido, mas ele entrava em qualquer onda e
ia até o bico e a onda quebrava, BUM. A prancha ia para um lado, ele para o
outro. E toda vez que a prancha vinha perto daquelas pedras, eu começava a
gritar, mas a galera toda já vinha cercando a prancha e não deixava acontecer
nada. Foi isso que eu lembro. O pessoal passando a mão na prancha.
Essa foi a primeira prancha desse
tipo no Rio de Janeiro, se em Santos, ou em algum outro lugar, existiu outra
prancha? Pode até ter tido, mas não é muito provável, pois você teria ouvido
falar. Mas é possível.
Comecei a frequentar o Arpoador todos
os dias saindo das aulas. Eu deixava minha prancha no apartamento do Mário
Bração, ou na garagem do Geraldo (Fonseca) e eles usavam minha prancha também.
O que eu mais lembro é de ficar sentado na areia, esperando aqueles caras ‘grandões’.
E O SURF NO RIO DE JANEIRO NUNCA MAIS
FOI O MESMO
Isso foi em setembro de 1964 – três
meses depois que Peter Troy deixou o Brasil já havia várias pranchas importadas
e provavelmente Arduíno, com as informações do Peter Troy, já tinha feito uma ou
duas pranchas novas”.
RUSSELL COFFIN, SURFANDO NO ARPOADOR,
COM A FAMOSA PRANCHA BING 9’6” QUE EMPRESTOU PARA PETER TROY CHOCAR TODOS OS SURFISTAS
BRASILEIROS
RUSSEL SURFANDO EM ITAÚNA
FOTO RECENTE DE SEU ACERVO PESSOAL
A entrevista
com Russell Coffin tem mais uma hora e 10 minutos, com muitas informações,
sobre sua atuação como empresário no ramo de blocos de poliuretano (Clark Foam
do Brasil), bem como de seu envolvimento na criação do Parque Marinho de
Fernando de Noronha. E, principalmente, de como era tudo naquele começo do
desenvolvimento do surf, quando as pranchas de fibra de vidro tomaram conta do
cenário.
GERAÇÕES E
GERAÇÕES
Hoje o
Brasil começa a experimentar um fenômeno que já está cristalizado em lugares
como os EUA (Hawaii) e Austrália. Em breve estaremos com nossa terceira geração
de surfistas marcando presença na “ponta” do surf mundial. Já estamos, com
filhos de grandes surfistas como Ian Gouveia, Miguel Pupo e Filipe Toledo
participando da elite.
LEO PAIOLI, FILHO DA IRMÃ DE ZÉ E CHICO,
NA PRAIA DE MARESIAS
FOTO RETIRADA DO FACEBOOK DOS PAIOLI
Leo já tem
uma filhinha que vive nesse meio, na praia e brevemente poderá ser uma membra
ativa de nossa terceira geração, sob a tutela dos tios-avôs. Da mesma forma que
Ian e Filipinho já estão encaminhando netinhos de campeões.
Para
finalizar e não deixar de dar uma pitada de atualidade nesta postagem, destaco
o quinto lugar de Mateus Herdy (sobrinho de Guilherme), filho de Alexandre
Herdy, que era o mais jovem surfista no Mundial Pro Junior da WSL, agora em janeiro de 2017. Mateus fez 16 anos
na véspera do evento, que agora está restrito a atletas até 18 anos, antes era
Sub-21.
TIO GUILHERME HERDY, PRIMEIRO
BRASILEIRO A PROTAGONIZAR UMA CAPA DA TRACKS AUSTRALIANA, NO TEMPO EM QUE AINDA
ERA EM FORMATO DE TABLOIDE. FOTO DE 1997, COMPETINDO NO QUIKSILVER PRO G-LAND
MATEUS HERDY, DESTAQUE NA COBERTURA
DO PORTAL SURFLINE
Todo este
trabalho de pesquisa, enquanto o projeto cultural continua buscando a aprovação
dos órgãos competentes, foi viabilizado pelo apoio dos parceiros presentes aqui
do lado. O livro impresso será lançado em 5 VOLUMES a partir de 2019 e o blog
continuará trazendo informações sobre todos os aspectos desta grande história.
Quer
conhecer um pouco mais do início da fascinante história do surf no Rio de Janeiro? Três
links de postagens mais antigas:
IMPORTANTE
destacar que nenhum destes textos é o que sairá no livro definitivo. Este BLOG
é um ensaio do projeto de pesquisa.
Tenho 100
entrevistas. Mais 100 talvez ainda seja pouco para contar esta maravilhosa
história, que continua a ser escrita, com sucesso recente inusitado. Continuo a
realizar meu trabalho com paixão.
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