segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SAQUAREMA

Bate & Volta

Dia 30 de julho de 2015 fui a Saquarema, voltei no dia 2 de agosto para São Paulo. O objetivo era conversar com Penho, primeiro surfista brasileiro a ir para o Hawaii e o primeiro a ir morar em Saquarema; Russell Coffin que trouxe a primeira prancha de fibra importada para o Brasil; e o legend Maraca que está em fase final de produção de um filme sobre Saquarema; também estava lá Otávio Pacheco que já teve parte de seu perfil apresentado neste blog (ver postagens de março e abril deste ano).

PENHO, MARACA E OTÁVIO PACHECO
SAQUAREMA AGOSTO 2015 – FOTO: DRAGÃO

Saquarema será um dos principais capítulos do livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO. Além destes surfistas lendários encontrei com os locais Raoni Monteiro e Leo Neves, que também serão destaques da obra.
De quebra ainda coletei uma grande entrevista com Jacques Nery, excelente surfista, fundador da revista Visual Esportivo e um dos primeiros a alugar uma casa em Itaúna, com Cauli e Pepê.

JACQUES NERY E RUSSELL COFFIN OBSERVANDO A PRAIA DE ITAÚNA DE UMA COLINA, LEMBRARAM DO TEMPO EM QUE DESTE MESMO PONTO DE VISTA VIA-SE APENAS UMA CASINHA AQUI E OUTRA ALI
FOTOS TIRADAS COM MEU CELULAR

Russell Coffin, foi um dos pioneiros a surfar em Saquarema ainda nos anos 60, ao lado de Armando Serra e outros precursores. Russell é famoso também por ser o garoto (13 anos) que emprestou a prancha californiana Bing, para o australiano Peter Troy dar o primeiro grande show de surf no Arpoador em 1964, essa história foi gravada em detalhes. Breve postarei aqui, além de outros trechos desta entrevista de uma hora e meia. Nos anos 70 Russell assumiu a produção da Clark Foam no Brasil, se transformando no primeiro grande produtor de blocos de poliuretano. Mais tarde foi um dos principais envolvidos na criação do Parque Marinho dos Golfinhos em Fernando de Noronha.

RUSSELL COFFIN SE MUDOU PARA SAQUAREMA HÁ VÁRIOS ANOS
NA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA 31 DE JULHO DE 2015, ONDINHAS PERFEITAS DE MEIO METRO QUEBRAVAM NO POINT DE ITAÚNA, UMAS 10 CABEÇAS DIVIDIAM O PICO, COM SEU STAND UP, AOS 66 ANOS, ELE VINHA NAS MELHORES, LÁ DE FORA
ACIMA RUSSELL, FEVEREIRO DE 2014

ABAIXO PENHO, PÍER DE IPANEMA - 70 E TAL

Carlos Eduardo Siqueira Soares, o Penho, talvez seja a maior lenda viva do surf brasileiro, em 2016 vai completar 70 anos. Um dos principais motivos de minha ida a Saquarema era entrevista-lo e buscar as informações sobre o marcante momento da chegada da primeira prancha MINI MODEL no Brasil. Uma peça muito importante deste quebra-cabeça foi encaixada, porque Penho guardou o seu primeiro passaporte e lá encontramos o carimbo com a data exata em que esta prancha passou pela alfândega brasileira, abril de 1968.

PENHO COM A PRANCHA PRODUZIDA NA PACIFIC SURF BOARDS NO HAWAII
REPRODUÇÃO DE FOTO DO ARQUIVO PESSOAL DE PENHO

O CARIMBO DA ENTRADA NO BRASIL COM A PRANCHA
FOTOS TIRADAS COM MEU CELULAR

Penho tem uma pasta com diversas fotos e recortes de jornal destas suas viagens pioneiras para o Peru e o Hawaii. Em uma postagem especial colocarei muito mais imagens aqui. De volta do Hawaii após sua longa jornada, ainda parou no Peru e seus amigos locais também ficaram chocados com a prancha.

SERGIO “GORDO” BARREDA E CARLOS “FLACO” BARREDA NO PERU AO LADO DE PENHO.
A ÚLTIMA PRANCHA À DIREITA, ATRAS DE PENHO É A FAMOSA E REVOLUCIONÁRIA MINI MODEL.
FOTO ORIGINAL DO ACERVO DE PENHO

MUITO ANTES, O SHAPER PENHO TAMBÉM CRIOU UMA MINI PRANCHA DE MADEIRITE, COM UMA PEQUENA QUILHA. REPAREM QUE O DESIGN DO OUTLINE É MUITO PARECIDO COM OS BODYBOARDS QUE TOM MOREY INVENTARIA QUASE DUAS DÉCADAS MAIS TARDE
FOTO: DRAGÃO

Maraca, o paraense Rossini Maranhão Filho, é um dos mais carismáticos surfistas brasileiros, foi o segundo brasileiro a ir desafiar as ondas havaianas (sozinho) e conta suas histórias de uma forma colorida e empolgada. Aguardem neste blog uma postagem especial com suas façanhas e realizações.
O DEPOIMENTO DE MARACA FOI FILMADO POR JACQUES NERY
FOTO: DRAGÃO

POSTER GIGANTE QUE FOTOGRAFEI NA CASA DE MARACA EM SAQUAREMA

Saquarema é o segundo capítulo do livro que trará a vinheta PICOS DE SURF (o primeiro foi abordando a cidade do Rio de Janeiro – CLIC AQUI e veja: http://surfdragonblog.blogspot.com.br/2013/07/capitulo-2.html), os primeiros desbravadores, mares clássicos, campeonatos, principais surfistas e um mapa especial trazendo muitas informações. Aguardem o lançamento do livro previsto para o final deste ano.


JACQUES NERY, QUE ME DEU A IDEIA DE COMEÇAR A GRAVAR TAMBÉM EM VÍDEO, ESTAS ENTREVISTAS QUE ESTOU FAZENDO PARA O LIVRO E OTÁVIO PACHECO COM A LAJE DE ITAÚNA AO FUNDO

DIA 1 DE AGOSTO DE 2015
 
NESTES QUATRO DIAS QUE ESTIVE POR LÁ, O MAR FICOU BEM PEQUENO, MAS NA MARÉ SECA A FORMAÇÃO TRIANGULAR DO POINT DE ITAÚNA DAVA UMA NOÇÃO EXATA DA PERFEIÇÃO E DA MAGIA DA MELHOR ONDA DO BRASIL
FOTOS TIRADAS COM MEU CELULAR


Este blog não vai parar de trazer as histórias das mais importantes e influentes personalidades do surf brasileiro. 

3 comentários:

  1. Ola Reinaldo, belo blog, parabéns pelas tuas iniciativas.
    Estou precisando do email do Russel, se vc tiver por favor me envie, o meu :
    adelson.daraujo@gmail.com
    tel: 22 99600-7838
    22 98829-6861

    Te agradeço antecipadamente,
    Boas Ondas
    Adelson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.....Muita informação de qualidade, por pessoas de dentro do surf, que viveram, sentiram, e que talvez por esse motivo, por ter esse feeling, sabem passar isso para nós leitores, como poucos conseguiriam transmitir. Toda a emoção do início e das histórias do surf e dos surfistas pioneiros nas nossas praias, em textos e imagens maravilhosas. Agente quase sai molhado de dentro d'água e com os pés "sujos" de areia, depois de ler essas páginas, e isso tudo dentro do túnel do tempo (ou seria "tubo" do tempo). ALOHA. Nota 1000. P A R A B É N S E Q U I P E.

    ResponderExcluir