terça-feira, 19 de setembro de 2017

VITÓRIA EM DOSE DUPLA

Silvana Lima e Filipinho dominam Trestles

Mais um momento histórico e apoteótico para o surf brasileiro em águas da Califórnia. E a euforia cruza os USA “coast to coast” até os Outer Banks da Carolina do Norte e depois cruza o Oceano Atlântico até Marrocos e a perna europeia do tour (ainda em curso).
RECORTE DE PÁGINA DA WSL NA SEGUNDA-FEIRA 18 DE SETEMBRO DE 2017
REPAREM NA COLUNA DA DIREITA, VENCEDORES DE EVENTOS, SÓ DÁ BRASIL

Primeiro gostaria de ressaltar a importância e grandeza do momento para o surf profissional brasileiro. Nunca, nem no Brasil, conseguimos ocupar em uma mesma etapa de WCT o topo do pódio feminino e masculino.

VEJAM ESTA IMAGEM QUE RECORTEI DO SITE SURFLINE
FILIPE VOANDO NO TOPO E SILVANA RASGANDO ABAIXO

Destacando as duas vitórias brasileiras na etapa de Trestles. Já havíamos vencido, mais de uma vez, em WQS lá realizados e Neco Padaratz venceu um WCT em Huntington Pier - 1999, com Fabinho Gouveia ao seu lado no pódio (detalhes em link abaixo).

Não tenho apenas boas notícias para esta postagem, a meta de lançar o primeiro dos cinco volumes do livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO ainda este ano... deve ser prorrogada mais uma vez, para 2018. A captação do montante necessário de recursos através do PROAC – ICMS no Estado de São Paulo, não foi atingido por enquanto, portanto a meta passa a ser fazer as primeiras vernissages em conjunto com a etapa de Saquarema do WCT. Mas neste nosso país de infinitas surpresas – tudo é possível. Continuem acompanhando o blog.
Meu trabalho de pesquisa persiste e logo abaixo destacarei algumas das postagens históricas relacionadas ao momento atual dos surfistas brasileiros em ritmo de chegada. Na verdade este Blog HISTÓRIAS DO SURF é parte de todo o projeto e ajuda a contar a bela história do surf brasileiro com o resgate de importantes passagens antigas, misturadas com estas grandes façanhas de nossos surfistas na atualidade.
SILVANA LIMA ENTROU E SAIU DO WCT FEMININO POR 3 VEZES, TENACIDADE QUE MUITO POUCOS SURFISTAS (DAS DUAS CATEGORIAS) TIVERAM. EM TESTLES ELA FOI SOBERANA ALTERNANDO ARCOS DE CUTBACKS MUITO PLÁSTICOS, POR VEZES USANDO A MÃO ESQUERDA PARA FAZER O PIVÔ NA PAREDE DA ONDA

E EM OUTRAS OCASIÕES JOGANDO O BRAÇO DIREITO, EM UMA VARIAÇÃO ESTILO LAYBACK, ENCHENDO OS OLHOS DE TODOS E DOS JUÍZES TAMBÉM

A variação de manobras é um dos quesitos básicos para o atleta realçar as notas. Em picos como Trestles essa criatividade conta muito.
Algumas outras informações que compilei sobre Silvana Lima:
- Em 2017 sua média nas ondas do SWATCH PRO em Trestles foi de 16,95
- Esta foi sua quarta vitória em eventos do WCT feminino
- Ela não vencia uma etapa do WCT desde 2010
- Foi duas vezes vice-campeã mundial, venceu o WQS outras tantas e lidera a corrida nesta temporada. Sil não vai parar por aqui.

PARA MAIS INFOS SOBRE O GENIAL FILIPE TOLEDO, ÚNICO SURFISTA A VENCER DUAS ETAPAS DA ELITE (ATÉ AGORA) NESTA TEMPORADA 2017, RECOMENDO A LEITURA DA POSTAGEM LOGO ABAIXO DESTA E:

Filipinho é uma das grandes estrelas do surf brasileiro na atualidade, mas sempre procuro mesclar muitas informações históricas ao lado destas atualidades, que por vezes chegam a ser comoventes.

 
REPRODUÇÃO DE POSTAGEM DE 2017 DO “BLOG DO DRAGÃO – HISTÓRIAS DO SURF”


E para voltar ao tempo presente, sintam a perfeição do mar que quebrou nos Outer Banks da Carolina do Norte com pulsos distantes do destruidor furacão Irma, etapa tradicional bancada pela fábrica de pranchas da Costa Leste WRV (Wave Riding Vehicles). Cheguei a zapear no webcast deste campeonato e... sério, em 5 minutos que fiquei “on line” presenciei mais de 10 tubos, para direita e esquerda. Estupendo!



GABRIEL FARIAS ENTUBOU, VOOU E SÓ NÃO FEZ CHOVER NAS CAROLINAS, AS ONDAS FORAM CONSIDERADAS HISTÓRICAS PARA EVENTOS NA COSTA LESTE DOS EUA. FOTO DE FERGUSON PARA A WSL

Pedro Henrique em 2015 e agora Deivid Silva em 2016 e 2017 (bi), isolaram para nascidos no Brasil a hegemonia deste WQS patrocinado por um Shopping Center (ANFAPLACE) na região costeira de Casablanca, a legendária cidade marroquina do noroeste da África.

DEIVID SILVA EM FRAME GRAB DA WSL, PRAIA LALLA MERYEM

Para finalizar esta postagem no ambiente recente do WQS, temos duas dobradinhas brasileiros em eventos de 6000 pontos desta temporada e Yago Dora esteve presente nas duas ocasiões. No início do ano, na perna australiana, com Jessé Mendes em Newcastle (procurem postagem de março deste ano para detalhes) e agora com o cearense radicado em Floripa, Michael Rodrigues, os três, plantados de forma firme entre os TOP 5 do WQS da WSL antes do evento 10000 de Cascais e das decisivas etapas do Hawaii.

MICHAEL RODRIGES E YAGO DORA, IMAGEM RECORTADA DO SITE DA WSL

O objetivo deste blog é providenciar para os amigos internautas algumas pitadas esparsas de momentos que marcaram e estão marcando o crescimento do esporte em nosso país e no mundo. Aguardem o livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO que virá com inúmeras outras informações que nos enchem de orgulho.

Para buscar mais detalhes: WWW.HSURFBR.COM.BR






3 comentários:

  1. Bom dia! Dúvida: O livro A História Do Surf No Brasil, o repaginado, que você comentou; saiu?
    Se não, pode me passar uma sugestão de livro sobre o Surf Brasileiro (pode ser só de fotos)? Vou para os estados unidos semana que vem e a família que vai me receber é alucinada pelo Surf brasileiro; queria levar aguma coisa nesse sentido... valeu!

    ResponderExcluir
  2. Meu livro deve sair apenas em 2018, ainda estou em meio ao processo de captação dos recursos. Existem poucos livros publicados no Brasil. Recentes há livros sobre Gabriel Medina, Adriano de Souza e em breve deve ser lançado um sobre Carlos Burle. Para agradar seus amigos recomendo que procure BRASIL DO SURF uma publicação da ALMA SURF. Veja aqui: https://livralivro.com.br/books/show/361772?recommender=I2I

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! E quando lancar o livro, to dentro

    ResponderExcluir