quinta-feira, 8 de setembro de 2016

QUATRO ANOS DE PESQUISAS

Viagens e entrevistas buscando informações

Em 2012 comecei a pensar de forma mais concreta no livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO, de um volume único, com a proposta inicial para 420 páginas, já alterei para 660 páginas em 5 VOLUMES e a situação é dinâmica, estou com a mente aberta para evoluir conforme a música, surfar como a onda vai se apresentando.
 CAPA EMBRIONÁRIA, CRIADA NO FINAL DE 2012
PROJETO GRÁFICO DE FERNANDO MESQUITA

 
DOIS ENSAIOS DE ARTE PARA AS PÁGINAS INTERNAS
VINHETAS DO ARTISTA TOM VEIGA

Fernando Mesquita me ajudou a conceituar a estética do livro e no segundo semestre de 2013 apresentamos um aperitivo dos sete primeiros capítulos neste blog na web, no link abaixo dá para sentir como será a montagem do CAPÍTULO 4. Naveguem nas postagens de 2013 e busquem outros 6 capítulos.

 NO INÍCIO DE 2013 ESTIVE NO RIO DE JANEIRO
FEDOCA, SENTADO NA SALA DE RICO DE SOUZA, NA OCASIÃO EM QUE GRAVEI OS DEPOIMENTOS PARA PÁGINA DUPLA QUE TRAZ “O DIA MÁGICO DE SURF”
FOTO DRAGÃO (COM CELULAR)


Esse dia mágico de surf estará presente em todos os capítulos com ÍCONES do surf brasileiro. Nos anos de 2014 e 2015 realizei uma série de viagens rumo ao SUL e também para o NE. Além de diversas entrevistas feitas no RJ e SP.

PRAIA DA GUARITA - FOTO: DRAGÃO
NO FINAL DE MARÇO E EM ABRIL DE 2014 SEGUI ATÉ TORRES NO RS
FUI DE CARRO, COM PIT STOPS EM SC E NO PR

Nesta jornada entrevistei diversos surfistas, inclusive dois famosos ÍCONES do surf brasileiro, Fabinho Gouveia e Teco Padaratz, em Floripa. Ainda colocarei trechos exclusivos destas entrevistas aqui neste blog.
Foi meu amigo gaúcho Virgílio Panzini de Matos que me convidou para esta viagem, ele já foi presidente da Federação Gaúcha de Surf e sempre trabalhou em prol do esporte. Vejam no link logo abaixo um breve relato desta trip:



VIRGILIO E DRAGÃO NO ESPAÇO DAS PRANCHAS YAHOO
MADEIRITE TRÓPICO 2014 
FOTO: DANIEL RIOLFI

 ZÉ MARIA, UM DOS ENTREVISTADOS NESTA OCASIÃO, ACABOU FALECENDO EM UM ACIDENTE DE ASA DELTA EM DEZEMBRO DE 2014

ZÉ MARIA WHITAKER DE QUEIROZ SURFANDO EM ATALAIA, 1977
O SURF BRASILEIRO PERDE UM DE SEUS PIONEIROS
FOTO: ARQUIVO DA FAMÍLIA QUEIROZ

Ainda colocarei a entrevista com Zé Maria na íntegra, pois tem grandes histórias (LEIA NO LINK ACIMA). Da mesma forma que aproveitei a entrevista com meu grande amigo e padrinho Sidão Tenucci, para fazer uma grande matéria publicada na Hardcore enquanto ele ainda estava vivo.

Em janeiro de 2015 estive em Salvador (BA) e aproveitei para coletar mais uma série de entrevistas. Um dos lugares que visitei foi a fábrica de pranchas do pioneiro baiano Maurício Abubakir.

HOJE UMA DE SUAS ESPECIALIDADES SÃO AS PRANCHAS DE REMADA OCEÂNICA
FOTO: DRAGÃO

FAROL DA BARRA – SALVADOR – BA - JANEIRO 2015
FOTO: DRAGÃO

Veja detalhes desta viagem clicando aqui:


Entre 2013 e 2015 fui convidado por duas vezes para prestigiar os almoços organizados por Armando Serra (pioneiro carioca da época das madeirites), no Iate Clube do Rio de Janeiro.

FOTO DO ENCONTRO REALIZADO EM SETEMBRO DE 2015
ALGUNS DESTES SURFISTAS INICIARAM A PRÁTICA NOS ANOS 1950
IATE CLUBE (RJ) – FOTO: DRAGÃO

CARLOS MUDINHO E AS PIONEIRAS MARIA HELENA BELTRÃO (DE PÉ) E FERNANDA GUERRA   FOTO: DRAGÃO

MUDINHO TROUXE ALGUNS RECORTES DE JORNAL
E ESTA QUE É UMA DAS PRIMEIRAS FOTOS DELE SURFANDO

Vejam esta postagem com o relato de um destes pioneiros cariocas, Marcelo Rabello, que preservou uma incrível “memorabilia”:


As entrevistas ainda não cessaram em 2016. E ainda tenho MUITOS amigos na lista de potenciais entrevistados para concluir meu projeto de pesquisa.
Este BLOG tem uma forma diferenciada, colorida e abrangente de apresentar os temas que envolvem esta grande história do surf brasileiro. Vejam esta recente postagem do Blog do Livro:

FOTO NA OCASIÃO DA REPORTAGEM DO LINK ACIMA
CHICO PAIOLI, FABIO KERR E DRAGÃO
FOTO: JAIME VIUDES

Para os que estão se introduzindo agora em meu blog, é interessante dar uma passeada pelas postagens desde 2012, quando foi inaugurado. Fico empolgado com a perspectiva do material que tenho em mãos para continuar produzindo esse trabalho e culminando com o livro impresso, meu grande objetivo.

São quase 100 entrevistas realizadas e outras 100 que estão em minha mente e que trarão importantes perspectivas desta história. Uma delas é com Klaus Mitteldorf, surfista kneeboarder e um dos mais respeitados fotógrafos brasileiros. Algumas das mais belas fotos publicadas na revista Brasil Surf são de autoria dele.
Agora virou cineasta e está preparando o lançamento de um filme com o título RIO-SANTOS, seu primeiro longa metragem (para o circuito de cinemas aberto), pois nos anos 70 lançou o primeiro filme de surf do Brasil = TERRAL, antes mesmo do NAS ONDAS DO SURF de Lívio Bruni e Maraca.
Assistam um pequeno trecho:

SET DE RIO-SANTOS MONTADO NA PRAIA DE BORACÉIA
NO ÚLTIMO MÊS DE MAIO KLAUS CONVIDOU ALGUNS AMIGOS
PRINCIPALMENTE DE UBATUBA, ONDE COMEÇOU A SURFAR
PARA FAZER UMA PONTA EM SUAS FILMAGENS



ALEXANDRE MORSE, BRUZY E MAIS AO FUNDO A DIREITA OS IRMÃOS ALBERTINHO E BRUNO ALVES.
FOTOS: DRAGÃO (COM CELULAR)

Enfim, o projeto atual tem a previsão do lançamento de 5 VOLUMES apenas a partir de 2017. Como tenho o VOLUME 1 bastante adiantado, estou cogitando, ao lado de Fernando Mesquita, de preparar um aperitivo em forma de “revista web” (ainda este ano), em virtude do Projeto Cultural ter sido lançado à incubadora, devido à escassez de recursos provocada pela crise.

O que é certo é que este blog continuará a ser atualizado, com postagens atuais, como a corrida pelo título mundial (aguardem prognósticos e comentários após a etapa de Trestles da WSL) e também postagens históricas.
Em outubro estou com viagem agendada para o RN acatando o convite de Helder Amaral para participar do evento:



Mas antes disso pretendo concluir uma postagem que trará fragmentos da história de alguns de meus melhores amigos – A TURMA DO GUARUJÁ que morava na capital e começou a surfar na praia de Pitangueiras. A lista destas entrevistas que já tenho é boa, melhores ainda são as histórias, registros guardados, inclusive de alguns que influíram no desenvolvimento do surf brasileiro: Roberto Teixeira, Carlos Motta, Claudinho Celso Pieroni, Marco Buru, Alex Dumont, Paolo Zanotto, Alfio, Sidão Tenucci, Lucha Figliolia e Paulão Kristian (os primeiros do Guarujá a se jogarem para uma temporada havaiana em 1974), Mark Lund, Fico e seu irmão Cláudio Levy, Dandão, Christian Von Sydow, Taiu e diversos outros já foram entrevistados. Entre eles Égas Muniz Atanazio, dois anos mais velho do que eu (isso era muito quando tínhamos 13 a 15 anos) e que foi um de meus mentores no surf. Égas hoje mora no Guarujá.


ÉGAS E DRAGÃO EM FOTO RECENTE
PERTO DO CANAL DE PITANGUEIRAS
FOTO: THOMAS ÉGAS

ÉGAS PREPAROU, COM SEU FILHO THOMAS, UM VÍDEO DE 16 MINUTOS
DIGNO DE PREMIO NA PRÓXIMA MOSTRA VIDEO SELFIE DA ALMASURF
FRAME GRAB DE 1974, ÉPOCA EM QUE ÉGAS ERA CONSIDERADO UM DOS MELHORES SURFISTAS DO GUARUJÁ, DO BRASIL



ÉGAS EM SEU “PRIME” – EARLY 70’s
ELE COMEÇOU A SURFAR NA ERA DOS LONGBOARDS E NESTA PRANCHA MANDAVA UNS STRETCH HANG FIVE, COM ALTA CATEGORIA. REPAREM NA FLUTUAÇÃO DO BICO
FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Aguardem esta postagem, que tenho certeza, irá entreter bem os que gostam do BLOG: HISTÓRIAS DO SURF



Nenhum comentário:

Postar um comentário