sexta-feira, 12 de julho de 2013

FASCINAÇÃO

Personagens que viveram a história

Incrível como esta história do surf brasileiro é fascinante. Mergulhado neste projeto de pesquisa tenho conversado com diversas pessoas, gravado depoimentos, pesquisado em revistas antigas e novas (que remetem ao passado em matérias competentes), também dou surfadas diárias na internet, que se mostra um dos veículos mais eficientes da atualidade para encontrar informações, relíquias, acontecimentos úteis para um projeto desta envergadura.
Em breve estarei colocando aqui trechos de algumas destas entrevistas que fiz e também adicionando histórias que não tem como caberem dentro de um livro de apenas 400 páginas. Uma coisa que me deixa triste – não ter como tecnicamente encaixar tudo que é interessante em único volume – e ao mesmo tempo FELIZ: pois essa minha trajetória de pesquisa pode me levar a diversos subprodutos do livro, que naturalmente darão maior densidade a cada detalhe magnífico dos principais personagens.
Aqui abaixo, com legendas ilustradas, deixo um apanhado de algumas das participações que já pude angariar para ir enriquecendo a obra. E ESTAMOS APENAS COMEÇANDO – VOU A FUNDO

A ESPOSA DO PIONEIRO

DONA CIDIE COM SEU ÁLBUM DE RECORDAÇÕES DO MARIDO E ÍDOLO

No início deste ano fui até Campinas onde morava Osmar Gonçalves. Estive na casa em que ainda mora sua viúva, MARIA APARECIDA SIMON GONÇALVES (Dona Cidie). Gravei uma entrevista com depoimentos interessantes da vida em Santos nos anos 30. Vejam um trecho:
“Tinha um grupo pequeno na praia de José Menino, outro também menor na Ponta da Praia, mas a maior turma ficava no Parque Balneário. Diversos grupos. Na época eu tinha uns 10 para 11 anos. E já sabia quem era o Osmar por que ele era irmão de uma menina famosa, a Marília, que era a melhor aluna (mais velha um pouco), no colégio onde eu estudava, o Stella Maris. Ela era dois anos mais nova que ele, uma moça corretíssima. Através dela conheci Osmar, a partir de 1938, quando eles começaram a surfar.”


NA ESTANTE: TROFÉUS, ENTRE LIVROS E RELÍQUIAS...


DONA CIDIE COM A RÉPLICA DA PRANCHA QUE FICA NA CASA DELA EM CAMPINAS

Em breve trarei novos trechos de entrevistas com diversos personagens envolvidos com esta “Grande História do Surf Brasileiro”.

CONHEÇAM O SITE DO LIVRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário