quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O SURF E OS GRANDES PATROCINADORES

Ciclos vem como as ondas do mar

Marcas de grande poderio de publicidade flertaram com o esporte surf desde o início do profissionalismo, ainda nos anos 70. A vodka Smirnoff foi um dos grandes patrocinadores dos eventos havaianos, mesmo antes da formação de um circuito mundial.


 ANÚNCIO PUBLICADO EM UMA DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA BRASIL SURF
FINAL DE 1977
OTÁVIO PACHECO TINHA O PATROCÍNIO DO GUARANÁ ANTARCTICA

O Brasil foi um dos países que trouxe para o surf uma primeira onda de grandes patrocinadores para os atletas profissionais. Otávio estava com a Antarctica; Daniel Friedmann tinha patrocínio da Brahma; Cauli da Rádio Cidade; Pepê do Jornal do Brasil; Ian Robert fez pranchas roxas com o logo dos perfumes Rastro; Bocão trazia a marca da Gledson em suas pranchas. Chegamos a ter um time de profissionais patrocinados por marcas exógenas ao surf, ANTES e de forma mais contundente, que australianos e norte-americanos.
Hoje Gabriel Medina é patrocinado pelo Guaraná Antarctica, além de outras marcas de “fora” do surf. A austríaca Red Bull, paga bons salários e exige o boné nas entrevistas de diversos atletas. A rede de hipermercados Target vai patrocinar a etapa decisiva do surf feminino em Maui, Hawaii, mas nem sempre a equação de patrocínio no surf foi dessa forma.


NA SEGUNDA FEIRA, APÓS A APURAÇÃO DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, A CAPA DO PORTAL MSN (MICROSOFT), TRAZIA UM BANNER DA GILLETTE COM “NOSSO” MEDINA COMO GAROTO PROPAGANDA


Todo o processo de relação com os patrocinadores será tratado no livro “A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO”, que está programado para ser lançado em 2017.

Durante muitos anos o crescimento do surf foi alicerçado pelas empresas de surfwear originais do mercado, que nasceram dentro do esporte.


O MUNDIAL PRO JUNIOR CRESCEU NA ASP COM O PATROCÍNIO DA BILLABONG
A PENÚLTIMA EDIÇÃO FOI REALIZADA NA PRAIA DA JOAQUINA E TINHA O RESPALDO DA MARCA HD
A MARCA INTERNACIONAL DE SEGUROS ALLIANZ LEVOU JOVENS SURFISTAS PORTUGUESES PARA PRODUZIR UM ANÚNCIO EM MUNIQUE, SURFAR UM RIO DA REGIÃO E DESFILAR COM SUAS PRANCHAS EM FRENTE À EMBLEMÁTICA 
ALLIANZ ARENA.

Nenhuma marca de surfwear estava atrelada ao patrocínio do ASP World Junior Championship de 2014.

Governos estaduais e municipais têm marcado presença em diversos eventos. Um exemplo recente e marcante é a percepção do governo português e de algumas prefeituras lusas, secretarias de turismo, de formar esta impressionante perna do tour, com eventos Prime em Açores (Sata Airlines) e Cascais (com a Billabong), o já tradicional WCT de Peniche em conjunto com a Rip Curl, mas tendo o maior aporte da empresa de telefonia Moche, culminando com o Pro Junior em Ericeira, que tinha o "naming rights" da seguradora Allianz. Foi criada até uma premiação especial – Cascais Trophy – tipo uma Tríplice Coroa Portuguesa. Altos investimentos governamentais. No Brasil isto também vem ocorrendo.

O Guaraná Antarctica além de estar ao lado de Gabriel Medina, na sua prancha, em seus fones de ouvido nas concentrações pré-bateria, também está investindo forte no evento O’Neill SP Prime, que finaliza a perna brasileira de 2014 na próxima semana.


Os aspectos em que o esporte se respaldou para se transformar em um dos mais praticados no mundo, bem estruturado e também forte no Brasil, será analisado com profundidade e sobre diversos prismas no livro.

Conheça detalhes do projeto no site: http://www.hsurfbr.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário