sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

 

TRANSIÇÃO DE DÉCADAS

A virada da década de 1970 para os anos 80 foi radical

Neste momento estou trabalhando na redação do VOL. 2 de minha obra. Embora o conceito que dei para meus livros tenha fugido de uma narrativa linear, há um fio condutor através das eras de campeonatos e pela idade dos ícones que apresento em cada um dos livros.

DANIEL FRIEDMANN SURFANDO NO WAIMEA 5000

NOS ANOS 70 O PÚBLICO TOMOU AS PEDRAS DO ARPOADOR DE FORMA JAMAIS VISTA EM ANOS FUTUROS

O capítulo que contou a história dos Waimea 5000 fechou o primeiro dos cinco volumes. O segundo livro vai parar (em termos de campeonatos) no ano de 1986, no momento em que o circuito mundial finalmente volta ao Brasil com a realização do primeiro Hang Loose Pro Contest. A criação da Abrasp e da Abrasa, as associações de surf profissional e amador, ocorrida em 1987, vai ficar para o terceiro volume.

Além do Hang Loose, o segundo volume da série vai trazer um capítulo grande sobre todos os campeonatos realizados no início dos anos 1980, em Saquarema, Ubatuba, em seguida no Nordeste, reforçados pelos Festivais Olympikus que introduziram a praia da Joaquina (SC) no circuito de grandes campeonatos de surf a partir de 1982. Em 1985 este evento deu lugar ao primeiro OP PRO, um marco em termos de organização, tamanho, número de inscritos e astral em um evento de surf.

PÚBLICO AMONTOADO NA PRAIA DA JOAQUINA. A ATENÇÃO NÃO ESTÁ VOLTADA PARA O MAR POIS ERA HORA DO CAMPEONATO DE BIQUINIS

O processo de evolução, a velocidade com que tudo foi acontecendo nos anos 1980 foi assombroso e refletiu não só no crescimento do surf como esporte, nas empresas de surfwear no Brasil, mas também no estilo de vida e na atração de simpatizantes que mergulharam neste “nosso” universo, na forma de vestir, falar, no comportamento, na escolha das praias da moda ao redor do planeta.

Toda essa jornada, que acaba nos levando a uma sequência de títulos mundiais na atualidade será relatada ao longo dos 70 capítulos da coleção de livros: “A Grande História do Surf Brasileiro”. Mas vamos agora às dicas prometidas e que farão parte de cada nova postagem deste blog daqui pra frente.

 

AS BAFORADAS DO DRAGÃO

 

UM DISCO



UM LIVRO


 

UM FILME



 UM DISCO – FALSO BRILHANTE – Elis Regina

Vamos deixar registrado aqui, os discos, livros e filmes que recomendarei neste blog serão decisões de meu gosto e predileção particular. Em termos de música a preferência dos surfistas sempre pendeu para os conjuntos de rock ingleses, norte americanos e australianos. E este tipo de música estará em profusão por aqui. Só o mel do mel. Mas não me furtarei de trazer a música brasileira para que os leitores deste blog pesquisem, relembrem e desfrutem.

Bem, estamos aqui nos anos 1970 e decidi falar sobre uma das maiores obras da história da música. O LP Falso Brilhante, desta cantora que (quanto mais o tempo passa) é louvada como uma das maiores do Brasil, digo mais... de toda história da música no planeta, foi aclamado como um de seus melhores trabalhos. O disco, seu décimo quarto álbum de estúdio, foi lançado em parceria com uma turnê de shows que levava o nome do disco. Elis passeou, em termos de repertório, pela MPB, o jazz, o samba e embora não tenha sido uma compositora, toda e qualquer música que escolhia cantar, ela se apropriava da interpretação de cada uma das canções de forma difícil de ser batida por qualquer outro interprete.

COMERCIAL DA VOLKSWAGEN CRIADO ATRAVÉS DE IA EM 2023

ELIS E A FILHA MARIA RITA INTERPRETAM MÚSICA DE BELCHIOR ORIGINALMENTE APRESENTADA NO LP FALSO BRILHANTE

O show do LP Falso Brilhante, idealizado em forma de espetáculo teatral, ficou uma longa temporada no Teatro Bandeirantes, que era localizado na Av. Brigadeiro Luís Antônio, perto do centro na capital paulista. Assim que entrou em cartaz fui assistir e comprei o LP, naquele formato de álbum, com muitas informações nas capas internas e externas.

O LP (LONG PLAY) FOI LANÇADO EM 1976

A banda que suportou Elis Regina neste disco e no show era fantástica, com destaque para seu marido na época, César Camargo Mariano e que literalmente arrepiava a plateia na banqueta de um piano de cauda; outro destaque era o impressionante Natan Marques operando a guitarra, um virtuoso; Wilson Gomes no baixo e percussão; Nenê na bateria; ainda Crispim Del Cistia, multi-instrumentista que manejava teclados, violões e contrabaixos e percussão.

Com minha namorada que estudava administração de empresas na mesma classe da GV, fomos três vezes assistir a este inesquecível show. Assim que foi lançado. Logo em seguida de novo. E como as temporadas eram longas, creio que ficou mais de um mês em cartaz, quando estava para desmontar seu picadeiro e partir para o RJ, fomos uma terceira vez.

O espetáculo foi construído em dois atos. A primeira parte era um histórico do início da carreira de Elis, as músicas que a deixaram famosa em parceria com Jair Rodrigues e standards incríveis que ela escolheu. No segundo ato as músicas mais modernas, símbolos dessa fase, interpretações magistrais de composições de Belchior, João Bosco, Chico Buarque. E a banda fazia um espetáculo de puro rock’n’roll para fechar de forma apoteótica.

 

UM LIVRO – SURFE DESLIZANDO SOBRE AS ONDAS – Carlos Lorch

Este foi o primeiro livro de surf impresso no Brasil, pela Editora Guanabara Dois, lançado em 1980. Carlos Koogan Lorch futuramente seria um dos responsáveis pela impressão da revista Surfer em português, por poucos anos, a partir do final daquela década. O livro traz um breve histórico, as noções básicas do que é o surf, das ondas ao redor do mundo, das grandes estrelas internacionais e traz um perfil dos principais surfistas do Brasil no final dos anos 1970. Um registro importante, escrito de forma didática, com muitas informações e apresentando um esporte que cresceria de forma surpreendente na década que se iniciava.

PÁGINA DUPLA DE ABERTURA DE UM DOS GRANDES CAPÍTULOS

 

DUPLA DA PARTE 3 COM OS AUSTRALIANOS SIMON ANDERSON E TERRY FITZGERALD EM DESTAQUE. EM 1980 AS PRANCHAS DE 3 QUILHAS AINDA NÃO HAVIAM SIDO INTRODUZIDAS POR SIMON

PÁGINA 54 DO LIVRO TRAZENDO UM PERFIL DE PAULO TENDAS DO GUARUJÁ (NO TOPO DA PÁGINA FALA SOBRE PEPÊ LOPES).

FOTOS: CARLOS LORCH

O livro é dividido em quatro partes, na primeira um apanhado histórico sobre as origens do surf, a formação das ondas, as pranchas e o nascimento do profissionalismo. Na parte dois um apanhado sobre o surf no Brasil, a terceira parte trata das viagens, das principais regiões e traz os surfistas internacionais mais representativos. No epílogo possibilidades são lançadas sobre para onde poderia caminhar o surfe ao final daqueles “embrionários” anos 70. Uma obra difícil de encontrar, inclusive em sebos.

 

UM FILME – TERRAL – Klaus Mitteldorf

O fotógrafo e cineasta Klaus Mitteldorf, apesar de uma breve carreira ligada ao surf, traz alguns dos registros mais importantes de toda essa história, não só no Brasil, como também em viagens internacionais. No meio dos anos 1980 ele já foi enveredando pela carreira de fotógrafo de publicidade e ensaios fotográficos e se transformou em uma estrela do ramo, com trabalhos autorais de assinatura única, com criatividade, emoção e cor jorrando de suas imagens.

Nos anos 1970 os surfistas brasileiros aguardavam com ansiedade a chegada das exibições de produções internacionais em escolas, garagens, auditórios selecionados e raras salas de cinema. Dois filmes foram produzidos no Brasil – Nas Ondas do Surf, do saudoso Maraca e Lívio Bruni, que chegou a ir para o circuito de cinemas em 1977, mas antes o primeiro foi Terral, de Klaus. Ele operava o projetor, enquanto o amigo Miguel Calmon (pai da talentosa longboarder Chloé Calmon) ficava na bilheteria. A parada era "roots" total.

No filme Klaus viaja pelo Brasil, tem imagens internacionais e retrata de uma forma quase que espiritual o estilo de vida dos surfistas. Essa foi uma atitude corajosa e pioneira, em um momento que aqui e ali surfistas brasileiros registravam ondas de amigos nas praias de casa, ou em viagens pelos litorais do Brasil, Peru, Hawaii e além, com câmeras SUPER 8, esse era o meio disponível. A partir dos anos 1980 Mitteldorf mergulhou de cabeça na fotografia como uma profissão rentável e praticamente abandonou as fotos de surf, mas não a paixão. Recentemente sua veia de cineasta aflorou com o lançamento de Vou Nadar Até Você (2020) e uma produção em curso sobre o Verão Das Latas. Vale aguardar.

Abaixo o link de um teaser que Klaus Mitteldorf já disponibilizou na internet, ele está trabalhando na restauração do filme que em breve estará disponível em versão atualizada do autor.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário